Na Barriga do Peixe

É grande mas vale a pena ler…

Desde que eu era menorzinho (acreditem algum dia eu fui pequeno srsr) eu ouço a História do Profeta Jonas. Pois é, aquele esquema de um cara ser engolido por um grande peixe tem um apelo infantil enorme, maior do que o peixe. De fato Jonas era um cara emblemático. Ele desobedeceu a uma ordem expressa de Deus e por isso foi jogado ao mar por um monte de marinheiros que queria se safar dos problemas gerados por ele.

Até aí tudo bem, quer dizer tudo mal… Ninguém quer desfrutar com agente dos desconfortos provocados pela desobediência não é? A bem da verdade, o arrependimento só acontece quando a gente está só. Ah é assim, sim! Tem gente que tem medo de ficar só por isso, prefere o barco no meio da tempestade a enfrentar os fantasmas dos seus erros. É Jesus… esse esquema que o Senhor falou sobre “entrar no quarto e ser visitado por Deus” está cada dia mais difícil de acontecer. Mas o arrependimento é um momento fantástico! Não só a mudança de mente mas os frutos que isso produz! Eu queria que você olhasse comigo a oração que Jonas faz na barriga do peixe e são 10 versículos que nos dão uma aula sobre como se arrepender:

1 E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.

A gente sempre fala a Deus com mais verdade quando estamos nas entranhas do peixe, quando estamos na pior das situações que a nossa desobediência pode nos colocar, lá tem verdade “de novo” na nossa relação com Deus. É… “de novo”, por que estou falando de gente – como Jonas – que ouve a voz do Senhor.

2 E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Qual foi a última vez que você E orou de verdade? E se arrependeu de verdade? Não apenas pra que “o sangue de Jesus cubra o teu pecado” mas, para esse mesmo sangue seja um constrangimento para você não cometer os mesmos erro sempre.

3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

Entenda essa parte, Jonas fala que ta lá no fundo mas, vê as ondas que estão na superfície. Não existe um sentimento mais frustrante do que esse: quando a gente vê as infinitas possibilidades, a liberdade, as ondas de Deus de prá nós, e ficamos lá imóveis na barriga do peixe sem poder desfrutar aquilo que o Senhor tem pra nós.

4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

Esse versículo é chave para o arrependimento.. é tipo: “Tô assim mas não vou ficar assim!” É isso que eu quero dizer mesmo. “Isso está acontecendo mas não vai ser assim para sempre!”. Deixe nascer esse mesmo sentimento no seu coração. “O choro pode durar uma noite” mas quando o sol nascer…

5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

Esse eu acho massa! É tipo: “Onde é que eu tava com a cabeça, quando eu fiz essa besteira” Jonas caiu em si. E as vezes a gente ta com essas algas enroladas na cabeça e elas nos tiram o discernimento a cerca de como voltar a cumprir o propósito de Deus para nós. Tem tanto cristão com esse “turbante de algas”, já até acha ele fashion, já se acostumou com a confusão e desistiu de cumprir a sua missão.

6 Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.

Sabe o que é que Jonas ta falando aí? “MORRI”. Pois é, não dá pra tirar a cruz do evangelho, e Jonas também morreu. Arrependimento é morrer, tem gente que vive se afogando nas justificativas dos mais diversos tipos: do crente – “Deus sabe da minha situação”; do confuso - “Não é bem assim”; do filósofo – “Isso é relativo”. O talvez o mais famoso hoje em dia! Do “Maria vai com as outras” – “todo mundo faz!”

7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

Restauração do relacionamento com Deus. A gente precisa saber que quando a gente desobedece a gente quebra o nosso relacionamento com Deus, e a gente precisa reconstruir o que foi destruído.

8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.

Ual! Filosofia pura! Mas é uma verdade: A gente sempre pensa em se preservar, “afinal eu tenho uma reputação a zelar”, muitos dizem, e se não dizem pensam, e se não pensam agem como se tivessem. Ouvi de um dos caras mais loucos por Jesus que eu já conheci, David Pierce, da banda de punk rock cristão “No Longer Music”, uma verdade que chacoalhou a minha vida, ele disse mais ou menos assim: Ou você se preocupa com a sua reputação ou com a de Cristo, a gente costuma criticar quem está nas estações de metrô ou dentro do ônibus, gritando o nome de Jesus para os passageiros, a despeito da funcionalidade daquilo, será que você teria coragem de fazer a mesma coisa?!

9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.

Isso é arrependimento! Voltar, cumprir aquilo que votou diante de Deus, sabendo que é Dele que vem sua salvação

10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

Deus ainda ouve uma oração sincera, Ele ainda tem misericórdia daqueles que querem se relacionar com Ele sem reservas. E Ele pode tirar você, e eu, da barriga do Peixe e nos colocar de volta na posição que Ele queria para que a gente cumpra o Propósito Dele para nossas vidas.

Pra descontrair e finalizar uma frase profunda: “É melhor ser vômito de peixe do que cocô de peixe”.

Fica na Paz de Cristo

William Cosmo – williamcosmo@hotmail.com


About these ads

~ por williamcosmo em 22 junho, 2008.

7 Respostas to “Na Barriga do Peixe”

  1. Poxa William, totalmente edificante.
    Muitas vezes preferimos amargar nossos erros por anos de que confessar nossos pecados. Daví já dizia que um pecado não confessado envelhece os ossos…
    Então, que possamos estar sensíveis a doce voz do Espírito, que nos convence do pecado, justiça e juízo!
    Paz de Cristo!

  2. William ficou muito massa seu blog, espero que muitos jovens tenham acesso a ele e aprendam que Deus nesses últimos tempos tem levantado uma geração comprometida em levar a sua Palavra aqueles que deixaram de sonhar, jovens que trocaram seus sonhos por enganos. Estamos vivendo um novo tempo a Geração de Samuel, a Geração de Jovens Profetas (de All Star. ).
    Deus tem uma grande obra na sua vida e já estamos vendo se cumprindo. E isso é só o começo. Que Deus vos Abençoe!!!!

  3. …vida de Pastor não é nada fácil..,porém é mais regozijada que qualquer outra..pois a recompensa vem direto do trono de DEUS!!! os fins dos tempos estão aí na porta! e convenhamos que a porta é bem estreita, por isso é muito importante que cada um de nós saibamos discernir o que agrada ou não a DEUS! Contudo, antes disso é que entra o Pastor, cabe a ele orientar e olhar pelas suas “ovelhas”, até porque o SENHOR vai fazer o “prestar contas”.
    Bem William,
    É isso, Vc está tirando a lição de letra! kkk sério!Deus continue abençoando você e a sua família!

  4. Olá Wiliam, amei este comentário!!!
    Concordo com vc é bem melhor ser vômito que cocô de peixe.
    Além de outras coisas boas que vc nos ofertou.

  5. Show…totalmete vindo de Deus essa palavra!!
    Inspiração de Deus meeeemo q Deus continue te abençoando!

  6. gostei muito do comentário e também aprendi que as algas hoje são as coisas que nos embaraçam e nos impedem de obedecer ao nosso DEUS. Parabens

  7. [...] Na Barriga do Peixe junho, 20086 comentários 4 [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.