Imagem e Semelhança e Jesus

Ao lembrar que a gente foi criado desse jeito, pensei nos principais atributos conhecemos sobre Deus: A Onipresença, a Onipotência e a Onisciência.  Como a gente poderia ser imagem e semelhança desse Deus que não está restrito a tempo e a espaço, que tem todo poder desde a criação, manutenção e decisão sobre tudo o que existe, sem contar na seu total discernimento sobre tudo o que aconteceu, acontece e acontecerá!

Como eu poderia me parecer com esse Deus que é tão complexo em sua existência e ao mesmo tempo tão simples em sua manifestação? Isso mesmo simples! Porque Jesus é a simples forma da gente entender Deus!

Veja como nos assemelhamos a Deus:

Ao invés da Onipresença nos temos uma presença. Esse tempo conscientemente limitado por dias e lugares visitados que a gente chama de “VIDA”.

Ao invés de todo o poder Deus nos concedeu um domínio limitado por nossas características mais simples como a idade e o tempo, exercido sobre a criação, um poder de decisão extenso sobre a terra que Ele fez para nós e um poder extremo de adaptação e transformação que a gente pode chamar aqui de “MORDOMIA”.

E ainda, como Deus não é tolo, e toda benção vem embalada no papel da responsabilidade ele nos deu essa capacidade de antecipação, nos coroou com o cérebro mais desenvolvido de toda a criação, nos dotou de uma possibilidade enorme de acúmulo de conhecimento por experimentação ou exemplo, sem contar a possibilidade mágica de registrá-los historicamente. Deus nos deu a “SABEDORIA”.

Pois é VIDA, MORDOMIA e SABEDORIA. O que a gente fez com isso? Decidimos que elas eram suficientes para nós. Mas tem um problema! Nem a VIDA, nem a MORDOMA tampouco a SABEDORIA foram desenhadas para existir longe de Deus sem que a corrupção provocada por esse afastamento borrasse a pintura linda que Deus tem para nós como humanidade.

Então, Ele se manifesta em carne, simples como um homem e cheio de limitações como eu e você para buscar e salvar o que se havia perdido. Para se colocar em nosso lugar e vencer!

Lembra do texto sobre a tentação de Cristo pelo diabo no Deserto? O diabo leva Jesus ao ponto mais alto da torre do Templo e diz: “Lança-te daqui a baixo, está escrito que o Senhor dará ordens aos Anjos ao teu respeito!”. Era um atentado a VIDA, ao presente original que Deus nos deu. Cristo responde: “Não tentarás ao Senhor o Teu Deus!”.

Numa outra tentativa o adversário mostra a Jesus os reinos do mundo e toda a sua riqueza, propondo a Cristo uma troca simples: Tudo aquilo para que Cristo o adorasse prostrado. Esse foi um atentado à MORDOMIA no seu sentido mais espiritual. No entendimento que o corpo é um templo e só pode servir a Deus. Cristo responde “ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás!”

Cristo teve fome e a proposta do Diabo foi que Ele transformasse as pedras em Pão lembra? O que isso tem a ver com a SABEDORIA? É o que você deve está se perguntando agora. A resposta está no que Cristo responde ao diabo. Ele diz “Não só de Pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.  Foi pela boca que o inimigo derrubou homem, foi pela palavra que Cristo nos restaurou. Nossas decisões não devem estar baseadas nas nossas concupiscências (apetites), essa é a raiz, a concepção dos pecados que consumados geram a morte. Foi essa noção cruel de que somos sozinhos no mundo ou que ele gira ao redor do nosso umbigo que nos levou pra longe do plano de Deus.

Cristo nos ensina em cada um dos seus passos a estarmos próximos do Pai. Porque fomos desenhados e construídos para isso: caminharmos junto a Deus e guiados pela sua palavra. Assim a VIDA se manifesta da forma mais exuberante, a MORDOMIA se dá de forma responsável, consciente e coletiva e a SABEDORIA vai além das nossas limitações naturais.

~ por williamcosmo em 4 maio, 2010.

4 Respostas to “Imagem e Semelhança e Jesus”

  1. Muito bom!!! VOu por um link no site

  2. Já tá no Twitter… PAZ!!!

  3. […] This post was mentioned on Twitter by williamcosmo. williamcosmo said: Post novo no Profetas de All Star confere aew! http://tiny.cc/hkysx […]

  4. Paz Wlliam !!

    Muito bom, profundo (nos leva a refletir) e edificante!!
    Mais de DEUS em sua vida a cada dia para que vc possa guiar seu rebanho!!

    Bete

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s