A Ponte e o Muro

Aprimoramento, maturidade, crescimento. Chame você do que quiser! Mas, todo esse processo que desejamos tanto que aconteça em nossa Espiritualidade, passa pelo que eu chamo de: O Paradigma da Ponte e do Muro.

É sim, todo mundo que está buscando crescer em algum aspecto se depara com um Muro de interrogações que vai determinar a continuidade da sua caminhada. Essas palavras de Davi são inspiradoras sobre isso:

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4

Mas estas questões não devem ser um obstáculo eterno. Esse Muro de Interrogações deve cair antes que se levantem os próximos. No entanto, é uma parada para o crescimento, uma avaliação probatória, um ponto de redirecionamento e, sobretudo, um aprimoramento na sua relação com Deus.

Parar para Crescer – Lembro que a pediatra da minha filha nos falou, em uma das consultas quando ela ainda era um bebezinho, sobre a importância do sono para o crescimento da criança. E ainda de como a criança, durante o sono, processava todo o universo de informações que ela adquiriu durante um dia cheio de novidades. Quando somos regenerados em Cristo, ou melhor, quando somos as suas crianças é bem parecido com isso.

Uma Avaliação Probatória – A redundância do conceito é proposital para definir duas direções: A Avaliação é um processo interno de mudanças necessárias gerada pela busca de uma resposta em Deus, enquanto a Provação são estímulos externos que fazem você permanecer atrás do muro ou derrubá-lo com a sua sede de Deus. Quando isso não acontece, se tornam as razões pelas quais as pessoas preferem ficar atrás do muro, pois não querem se desafiar, tampouco desafiar a ambiência de suas vidas. Suas próprias certezas são maiores do que a vontade de descobrirem a verdade em Deus. Por isso “empacam” no seu crescimento, não se deixam pastorear, não desenvolvem a sua Fé.

Ponto de Redirecionamento – Não sei se você saca de gráficos lineares simples, daqueles de dois eixos X,Y. Eles demostram pontos que resultam na trajetória no final. Esses momentos de questionamentos são ótimos pontos de redirecionamento, são a oportunidade de conseguirmos olhar a trajetória da nossa maturidade espiritual, e então fazermos as mudanças necessárias. O que a gente chama de Arrependimento.

Aprimoramento da Relação com Deus – As palavras de Davi lá em cima falam sobre isso: Buscar sempre, estar sempre na presença de Deus, contemplar a sua beleza, inclusive a beleza dos seus planos e propósitos para as nossas vidas. É preciso se manter conectado com Ele para que os Muros se transformem em Pontes e o nosso entendimento seja renovado a cada dia.

~ por williamcosmo em 14 outubro, 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s